Sábado, 26 de Abril de 2008

É com muito prazer!

Ora então, a pedido do André Durães, aqui ficam duas imagens da Última Ceia de Leonardo da Vinci.

 

 Apenas a pintura. Sendo a parede de um refeitório, Leonardo criou a ilusão de que o espaço se prolonga, pintando janelas que não existem

-

-

Outro efeito extraordinário, em tromp l'oeil. Sublime, não é? Pena que seja uma pintura impossível de restaurar, tais as novidades e os segredos de da Vinci!

-

É uma obra de um dramatismo poderoso porque representa a última refeição de Jesus que sabia que iria sofrer, brevemente, um processo infame e uma morte horrível. Leonardo, parece-me, representa o momento em que Jesus diz aos discípulos que será um deles quem o irá trair. Olhemos com atenção os gestos, os rostos e as expressões.

-

Só depois de nos deslumbrarmos é que devemos olhar para os aspectos técnicos. Repare-se no modo como obteve a perspectiva. Brilhante, não é?

-

Gostaria de ler as vossas interpretações, agora que aprenderam a olhar melhor para uma obra de arte e a compreendê-la.

-

Nota (para o André, pois foi dele o pedido, mas vale para todos): dado que as fotos do sapo só permitem uma ampliação pequena, sugiro-te que visites esta galeria de arte. Entras e, na página que se abre, aparece-te o abecedário (em baixo). Clicas em "L" de Leonardo e procuras Leonardo da Vinci (está tudo organizado por ordem alfabética). Encontrado Leonardo, podes abrir cada um dos links, mas aquilo que procuras está em "Paintings in the 1490s". Se clicares sobre as imagens terás uma bela surpresa. Depois dizes-me.

-

Deixaste-me muito feliz com o teu pedido.

-

Fátima Stocker

sinto-me:
publicado por asergio às 18:13
link do post | comentar | favorito
27 comentários:
De André 8ºB a 5 de Maio de 2008 às 20:31
Professora venho por este meio dizer que estas imagens, sao as imagens mais lindas depois de outras ( minha escolha).
Peco que a Profª veja esta imagem com atençao e repare que do lado direito de Jesus, encontra-se uma mulher, que agora vieram a descobrir que é sua Mulher.
E que fazem uma Letra do Abecedário que é a Letra "V".
eu neste preciso momento nao me lembro o que quer dizer ,

tentarei dizer -lhe Amanhã.

até Terça.

[ o )]
De asergio a 5 de Maio de 2008 às 22:16
André, querido André

Como professora, como formada em História e conhecedora de arte digo-te: não vás em patranhas! Deita fora, porque é lixo, aquilo que alguém pouco informado te quis ensinar e que foi escrito por gente sem escrúpulos e com pouco saber científico.

A figura ao lado de Jesus é S. João Evangelista (o apóstolo S. João, autor de um dos quatro Evangelhos e presumível autor do Livro do Apocalipse).

Quanto ao "V": se pensares na importância das linhas oblíquas para a obtenção de pontos de fuga, tens o mistério resolvido. Se temos explicações lógicas, porque haveremos de inventar explicações disparatadas?

Sobretudo, nunca te esqueças disto: as pessoas que já morreram têm direito a que ninguém lhes suje o nome, inventando interpretações estapafúrdias para as suas acções e obra. Estão, nesse caso, Jesus Cristo e Leonardo da Vinci.

P.S. Ainda bem que puxaste o assunto, porque me permitiste esclarecer dúvidas que estariam, provavelmente, na mente de muitos colegas teus.
De asergio a 5 de Maio de 2008 às 23:00
André

Sugiro-te que visites esta página. Está em italiano, mas tenho a certeza que serás capz de compreender o que lá está, se te apoiares nos esquemas feitos:

http://www.leonardo3.net/leonardo/home-brown.htm

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Objectivos para o ponto

. É com muito prazer!

. A Pintura do Renascimento

. A Escultura do Renascimen...

. Arquitectura Manuelina

. Renascimento: a arquitect...

. Belas palavras para decor...

. O Homem de Vitrúvio...

. Objectivos para o ponto

. S. Francisco de Borja

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.links