Terça-feira, 15 de Abril de 2008

A Escultura do Renascimento

Ghiberti: "Portas do Paraíso"Também os escultores renascentistas se inspiraram directamente nos modelos clássicos. As suas figuras – nomeadamente a figura humana – são representadas de forma harmoniosa e com um realismo notável para o qual contribui o estudo profundo da anatomia. Tal estudo revela o desejo de perfeição que estes escultores sempre almejaram alcançar.

 

É igualmente da Antiguidade Clássica que se recupera a representação do nu humano e as figuras equestres.  

 

Ghiberti e Donatello são dois nomes grandes da escultura renascentista, mas foi com Miguel Ângelo que ela atingiu um grau de perfeição dificilmente alcançável. Repara no dinamismo, no vigor ou no dramatismo que este artista admirável consegue imprimir a todas as suas obras!

 

Agora vou calar-me porque quero, apenas, que te deixes encantar pelas imagens. Já sabes: para ampliar é só clicar sobre as figuras.

         Donatello: "David"             Donatello: "David" (pormenos)

 

Miguel Ângelo: "David"      Miguel Ângelo: David (cabeça)

 

                                         Miguel Ângelo: "David" (mão)

 

                                       Miguel Ângelo: "Pietà"   

            Miguel Ângelo: "Pietà" (rosto de Maria)           Miguel Ângelo: "Pietà" (rosto de Cristo)

 

 

 

                     Miguel Ângelo: "Escravo"                      Miguel Ângelo: "Escravo" (inacabado)

 

 

                

                                                  Donatello: "Maria Madalena"

 

Posso propor um exercício? Que tal, se comparassem as representações de David feitas por Miguel Ângelo e por Donatello? Quereriam ambos representar o mesmo aspecto da personagem?

 

Nota: para quem se não lembra, recordo que David foi o pequeno israelita que derrotou o gigante Golias com uma funda e que, depois, se veio a tornar no mais importante rei de Israel.
Fátima Stocker
publicado por asergio às 17:46
link do post | comentar | favorito
20 comentários:
De André 8ºD nº4 a 17 de Abril de 2008 às 23:05
o David de Donatello é representado em bronze, isto não foi em vão, a mensagem que ele queria transmitir é que  ( tal como Miguel Ângelo fez um David de 6m ) Donatello queria demonstrar que a força de David era como o Bronze, difífil de se superarPenso também que David não foi representado nu porque era "moda" no tempo, poderia ser uma característica da altura renascentista mas penso que o facto de ele estar nu, serve para destacar o chápeu na sua cabeça, ou melhor a sua "cabeça", pois foi com a sua inteligência que derrotou Golias e isso é o que Donatello provavelmente quereria destacarEsta esculltura representa David após matar Golias ( nota-se claramente que tem na mão a espada com que cortou a cabeça de Golias e a cabeça de Golias por debaixo do pé )

Miguel Ângelo tem outra forma de ver David, não vê só a força que ele têm, mas também vê que afinal o "gigante" naquela batalha era ele e não Golias
David na versão da Miguel, é representado com mais naturalismo, dando para reparar na expressão de raiva que têm na cara perante Golias, e também dá a sensação que naquele momento está mesmo a fitar Golias
a expressão na sua cara ficou muito bem conseguida, e a forma como tem os braços dá para reparar que se prepara para a batalha contra Golias
também não acho que David está representado nu apenas por ser "moda" na época renascentista, mas para demonstrar que para derrotar Golas apenas precisaria da sua inteligência, que as armaduras eram dispensáveis

Estes sãos os meus cometários sobre estas duas representações da mesma personagem bíblica que em muito diferenciam
De asergio a 19 de Abril de 2008 às 00:49
Andrezinho

Se estivesses ao pé de mim, dava-te dois beijos muito grandes! Assim, lá terão que ir virtualmente...

Percebeste tão bem o que é que eu queria dizer quando pedi que reflectissem sobre o significado das imagens! Pensaste e concluiste; percorreste um caminho difícil. Parabéns!

Aí vão os beijos

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. Objectivos para o ponto

. É com muito prazer!

. A Pintura do Renascimento

. A Escultura do Renascimen...

. Arquitectura Manuelina

. Renascimento: a arquitect...

. Belas palavras para decor...

. O Homem de Vitrúvio...

. Objectivos para o ponto

. S. Francisco de Borja

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

.tags

. todas as tags

.links