Terça-feira, 15 de Abril de 2008

A Escultura do Renascimento

Ghiberti: "Portas do Paraíso"Também os escultores renascentistas se inspiraram directamente nos modelos clássicos. As suas figuras – nomeadamente a figura humana – são representadas de forma harmoniosa e com um realismo notável para o qual contribui o estudo profundo da anatomia. Tal estudo revela o desejo de perfeição que estes escultores sempre almejaram alcançar.

 

É igualmente da Antiguidade Clássica que se recupera a representação do nu humano e as figuras equestres.  

 

Ghiberti e Donatello são dois nomes grandes da escultura renascentista, mas foi com Miguel Ângelo que ela atingiu um grau de perfeição dificilmente alcançável. Repara no dinamismo, no vigor ou no dramatismo que este artista admirável consegue imprimir a todas as suas obras!

 

Agora vou calar-me porque quero, apenas, que te deixes encantar pelas imagens. Já sabes: para ampliar é só clicar sobre as figuras.

         Donatello: "David"             Donatello: "David" (pormenos)

 

Miguel Ângelo: "David"      Miguel Ângelo: David (cabeça)

 

                                         Miguel Ângelo: "David" (mão)

 

                                       Miguel Ângelo: "Pietà"   

            Miguel Ângelo: "Pietà" (rosto de Maria)           Miguel Ângelo: "Pietà" (rosto de Cristo)

 

 

 

                     Miguel Ângelo: "Escravo"                      Miguel Ângelo: "Escravo" (inacabado)

 

 

                

                                                  Donatello: "Maria Madalena"

 

Posso propor um exercício? Que tal, se comparassem as representações de David feitas por Miguel Ângelo e por Donatello? Quereriam ambos representar o mesmo aspecto da personagem?

 

Nota: para quem se não lembra, recordo que David foi o pequeno israelita que derrotou o gigante Golias com uma funda e que, depois, se veio a tornar no mais importante rei de Israel.
Fátima Stocker
publicado por asergio às 17:46
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20 comentários:
De André, 8.º D a 15 de Abril de 2008 às 17:50

Eu vou descrever a quarta imagem de David!Penso que David está muito bem representado com um ar sério quando derrotou Golias e penso que o seu rosto mostra a sua força de derrotar um homem tão alto e forte como Golias.
Há um ditado popular que diz "A União faz a força", e dá para descrever a imagem.
De asergio a 15 de Abril de 2008 às 17:56
André: gosto da forma como começaste, mas discordo da forma como acabaste: David derrotou Golias sozinho, com a sua destreza, pontaria e inteligência. Essas eram as armas de que dispunha o pequeno David contra a pujança e a força bruta de Golias.
De David Direito, 8.º F a 15 de Abril de 2008 às 17:52
De david Direito a 13 de Abril de 2008 às 22:23
Donatello representou David numa escultura em bronze, representando a nudez clássica de aspecto natural e muito expressivo. David é representado como sendo um jovem adolescente, que após derrotar Golias, lhe corta a cabeça e a pisa com ar pensativo. Nas suas mãos, ostenta a espada de Golias e a funda com que o deixou inconsciente. Apresenta um rosto sereno em relação a expressão de Golias. Na cabeça tem um chapéu de palha típico da Toscana que tem uma coroa de folhas de amaranto , em clara alusão ao heroísmo grego.

O David de Miguel Ângelo é uma estátua em mármore , com cerca de 5,17 mts com realismo anatómico impressionante, onde predominam linhas curvas. Retrata David preparando-se para enfrentar Golias que se pensava ser impossível de derrotar. A estatua apresenta uma cabeça maior que o corpo pois devido a sua altura e pelo facto de ser sempre visualizada de baixo para cima , daria a sensação de tamanho normal. A mão direita é maior, pois representa a força que David faria para derrotar Golias. os pés são mais pequenos que o corpo pois encontram-se ao nível dos olhos e só sendo mais pequenos seriam proporcionais ao corpo. Os olhos apresentam uma expressão entre o apreensivo e o confiante.

Esta é a minha análise em relação aos David de Donatello e Miguel Ângelo .

David Direito
8º F
De asergio a 15 de Abril de 2008 às 18:10
David

Eu nem sei que te diga, a não ser que me deixaste profundamente sensibilizada com a interpretação que fizeste. Foste capaz de ir à procura de mais informação e soubeste usá-la muito bem, respondendo ao que eu pedia.

Sabes, eu acho que a tua dedicação funciona como a mão direita do David de Miguel Ângelo: também ela é a tua força.

Bravo, para ti que és o terceiro David!
De Bruno Pires, 8.ºD a 15 de Abril de 2008 às 18:13
De bruno pires nº7 8ºd a 14 de Abril de 2008 às 16:52
só consegui vir hoje buscar a foto de David
De asergio a 15 de Abril de 2008 às 18:14
Ainda vieste a tempo, Bruno. Olha com atenção. Lê bem o comentário feito pelo David do 8.º F
De Mauro rodrigues Nº16 8ºd a 15 de Abril de 2008 às 18:59
Ja vi algumas imagens de David.Imprimo alguma para levar na 5º feira?
De asergio a 15 de Abril de 2008 às 19:06
Pode ser, Mauro, mas importa-me mais que observes as imagens com atenção e procures descrevê-las, compará-las e compreender-lhes o sentido.
De ines 8B a 16 de Abril de 2008 às 14:14
stora vi as imagens obrigado por ser tão atenciosa para com os alunos
beijinhos ate terça
De asergio a 16 de Abril de 2008 às 15:44
É um gosto, Inês!

Até terça, então.
De Raquel 8c a 16 de Abril de 2008 às 14:21
Setora vi as imagens
estam muito bonitas mas gostei mais das esculturas de Donatello acho mais alegres .
De asergio a 16 de Abril de 2008 às 15:49
Raquel: percebeste bem o sentido do David de Donatello: é um sedutor. Eo David de Miguel Ângelo, que representa para ti?
De Tatiana a 16 de Abril de 2008 às 15:50
olaa' professora é só para dizer que passei por cá.

beijinhos!
De asergio a 16 de Abril de 2008 às 16:28
Tatiana, espero é que te tenhas demorado a ver com muita atenção!
De 8e_tic_lx a 17 de Abril de 2008 às 12:57
de : tiago vaz nº25 ricardo nº22 8ºe
a nossa escultura perferida é a maravilhosa pietá.

beijinhos
De asergio a 17 de Abril de 2008 às 20:02
Tiago e Ricardo

Porquê? Mas concordamos que é maravilhosa!
De ricardo a 17 de Abril de 2008 às 18:23
oi stora ja vi as fotos são lindas , mas a que eu gosto mais e a de Miguel Angelo onde mostra só a mão, até nas veias ele se lembrou..e tão perfeitas.
xau
De asergio a 17 de Abril de 2008 às 20:03
Ricardo

Essa mão é a mão direita do David de Miguel Ângelo. quando falamos em perfeição anatómica é a iiso que nos estamos a referir.
De André 8ºD nº4 a 17 de Abril de 2008 às 23:05
o David de Donatello é representado em bronze, isto não foi em vão, a mensagem que ele queria transmitir é que  ( tal como Miguel Ângelo fez um David de 6m ) Donatello queria demonstrar que a força de David era como o Bronze, difífil de se superarPenso também que David não foi representado nu porque era "moda" no tempo, poderia ser uma característica da altura renascentista mas penso que o facto de ele estar nu, serve para destacar o chápeu na sua cabeça, ou melhor a sua "cabeça", pois foi com a sua inteligência que derrotou Golias e isso é o que Donatello provavelmente quereria destacarEsta esculltura representa David após matar Golias ( nota-se claramente que tem na mão a espada com que cortou a cabeça de Golias e a cabeça de Golias por debaixo do pé )

Miguel Ângelo tem outra forma de ver David, não vê só a força que ele têm, mas também vê que afinal o "gigante" naquela batalha era ele e não Golias
David na versão da Miguel, é representado com mais naturalismo, dando para reparar na expressão de raiva que têm na cara perante Golias, e também dá a sensação que naquele momento está mesmo a fitar Golias
a expressão na sua cara ficou muito bem conseguida, e a forma como tem os braços dá para reparar que se prepara para a batalha contra Golias
também não acho que David está representado nu apenas por ser "moda" na época renascentista, mas para demonstrar que para derrotar Golas apenas precisaria da sua inteligência, que as armaduras eram dispensáveis

Estes sãos os meus cometários sobre estas duas representações da mesma personagem bíblica que em muito diferenciam
De asergio a 19 de Abril de 2008 às 00:49
Andrezinho

Se estivesses ao pé de mim, dava-te dois beijos muito grandes! Assim, lá terão que ir virtualmente...

Percebeste tão bem o que é que eu queria dizer quando pedi que reflectissem sobre o significado das imagens! Pensaste e concluiste; percorreste um caminho difícil. Parabéns!

Aí vão os beijos

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