Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2007

Renascimento: Humanismo

Começámos a estudar o Renascimento e aprendemos que o Humanismo é a sua corrente literária. Vimos que uma das características mais importantes desta época é o apego pela Antiguidade Clássica e, a propósito, estudámos uma estância de Os Lusíadas onde procurámos referências a essa idade da História. Foi esta a estância e dissemos, mais ou menos, aquilo que escrevi nas notas:

Cessem do sábio Grego(1) e do Troiano(2)

As navegações grandes(3) que fizeram;

Cale-se de Alexandro(4) e de Trajano(5)

A fama das vitórias que tiveram;

Que eu canto o peito ilustre Lusitano,

A quem Neptuno(6) e Marte(7) obedeceram.

Cesse tudo o que a Musa(8) antiga canta,

Que outro valor mais alto se alevanta.

(1) - Ulisses, cujas aventuras foram narradas por Homero na Odisseia.
 
(2) – Eneias, herói troiano, cujas aventuras foram narradas por Virgílio na Eneida
 
(3) – Terminada a guerra de Tróia, quer Ulisses quer Eneias foram protagonistas de viagens aventurosas: o primeiro, para regressar a Ítaca, ilha de que era rei; o segundo, destruída a sua terra, navegaria pelo Mediterrâneo até se fixar em Itália.  Rómulo, seu descendente, será o fundador mitológico de Roma. A Odisseia e a Eneida são duas epopeias. A epopeia (poema heróico) é um género literário inventado pelos gregos.
 
(4) – Alexandre Magno que, no séc. IV a.C., conquistou um império tão vasto que se estendia da Grécia até ao rio Indo, passando pelo Egipto.
 
(5) – Trajano foi imperador do Império Romano (séc. I- II) e devido às suas conquistas, o Império alcançou as suas fronteiras máximas.
 
(6) – Neptuno é o deus romano dos mares, correspondente ao Poseidon dos gregos.
 
(7) – Marte é o deus romano da guerra, correspondente ao Ares dos gregos.
 
(8) – As musas eram, na mitologia clássica, as divindades inspiradoras dos poetas. Aqui, musa equivale a dizer poesia.

 
Em resumo: ao escrever uma epopeia, Camões está a recuperar um género literário clássico e ao referir heróis e deuses Antigos presta homenagem a esses tempos.
Quem lê Os Lusíadas, do princípio ao fim, dá-se conta do saber enciclopédico de Camões. Ora, esse gosto pelo saber - por tudo saber - é outra característica essencial do humanista.
 
 
Proposta 1 - Procura as marcas de classicismo presentes nesta outra estância de Os Lusíadas:
 
Quando os Deuses no Olimpo luminoso,
Onde o governo está da humana gente,
Se ajuntaram em concílio glorioso,
Sobre as cousas futuras do Oriente.
Pisando o cristalino Céu fermoso,
Vem pela Via Láctea juntamente,
Convocados, da parte do Tonante,
Pelo neto gentil do velho Atlante.
Proposta 2 - O soneto que se segue, também de Camões, revela inspiração da filosofia de Platão. Porquê?
Transforma-se o amor na cousa amada
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
 
Se nela está minha alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está liada.
 
Mas esta linda e pura semideia,
que, como um acidente em seu sujeito,
assi co a alma minha se conforma,
 
está no pensamento como ideia;
[e] o vivo e puro amor de que sou feito,
como a matéria simples busca a forma.
O segundo exercício não é nada fácil! Qualquer dúvida na interpretação, já se sabe, é só perguntar. Bom trabalho.
Nota: se queres saber um pouco mais sobre Camões podes pesquisar aqui (basta clicar).
 
Fátima Stocker
 
 
 
sinto-me:
publicado por asergio às 17:28
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11 comentários:
De Nicole Morais a 27 de Fevereiro de 2007 às 19:22
Eu não consegui entender muito bem na proposta 2, a última estrofe. Podemos relacionar isto com o que temos escrito no caderno sobre Platão?
De asergio a 28 de Fevereiro de 2007 às 17:59
Duas dicas, Nicole:

1 - não leias as estrofes como se fossem parágrafos. Se reparares, o primeiro terceto termina com uma vírgula, por isso deves continuar a leitura, SEM INTERRUPÇÃO, pelo segundo terceto.

2 - Procura o sujeito referente ao primeiro verso do 2.º terceto (QUEM está no pensamento como ideia?).

Já entendes melhor o poema?

Podes usar à vontade aquilo que escreveste no caderno sobre a filosofia platónica.
De Neson Moura a 27 de Fevereiro de 2007 às 21:26
Setora ñ entendo a 2ª Proposta. faça a pergunta doutra forma. sefachvor!
obrigada... res.
De asergio a 28 de Fevereiro de 2007 às 18:04
Nelson:

antes de mais, é "não" e "se faz favor", está bem?

1 - Lê o soneto com atenção porque estão lá presentes duas formas de amor. Que formas são essas?

2 - Pensa em Platão e na alegoria da caverna. A que conclusão chegou o filósofo?

3 - Respondendo às duas perguntas anteriores és capaz de expllicar onde está a influência de Platão.

Se não entendeste ainda pergunta de novo. Mas não te esqueças de usar um dicionário sempre que não saibas o significado de uma palavra.

De Nelson Moura a 1 de Março de 2007 às 21:05
Não sei se é bobo ou não, mas eu preciso falar que algumas das funções e mesmo as explicações que são dadas sobre as mesmas na parte "ajuda" são impossíveis de entender para quem não conhece...
LOL
De asergio a 2 de Março de 2007 às 11:10
Nelson: essa do bobo quem não entendeu fui eu! Também não percebi a que "funções" te referes.

Responde:
1 - depois de descrever a "alegoria da caverna", a que conclusão chegou Platão sobre qual é o verdadeiro mundo?

2 - vês, no soneto de Camões, algo que te lembre a conclusão de Platão?

O caminho é esse, entendes agora, Nelson?

Quanto ao "quem não conhece" que referes no fim do teu texto, seria importante que, na aula, depois da minha explicação, dissesses que não compreendeste.

Bom trabalho
De tatiana a 11 de Março de 2007 às 20:29
eu queria perguntar uma coisa: enquanto estudava apercebi que nas caracteristicas do humanismo tambem la estava: o humanista desenvolve o espírito crítico e o humanista persegue o ideal do " homem completo" que é aquele que sabe de tudo e em tudo é bom e inovadore. Eu queria saber se isto também é ou se faz parte das características do humanista?
De asergio a 12 de Março de 2007 às 16:26
Tatiana: essas duas são características essenciais do humanista!
De Mabelle a 26 de Abril de 2007 às 13:15
Gostei das imagens que vi anterior. Iremos dar essa matéria?
De asergio a 26 de Abril de 2007 às 17:50
Viva, Mabelle, é bom ver-te por aqui!

Daremos esta matéria, sim senhora, mas no 8.º ano! Como podes ver, há grande influência da arte grega (e da romana que estamos a dar) na arte europeia do séc. XVI. É preciso, pois, que te lembres muito bem de tudo quanto aprendeste, para poderes apreciar melhor tudo quanto vem a seguir!

Beijinhos
De Nátali Rodriguez a 28 de Maio de 2008 às 19:51
Boa Tarde! eu estou no primeiro ano do segundo grau,e estou fazendo um trabalho sobre humanismo,trovadorismo e classicismo.

Ja estou terminando mais falta 3 coisinhas que eu não consigo encontrar...são essas:
Estilo literário do humanismo.
Marco Literário do humanismo.
Caracteristicas literárias do trovadorismo...


se alguém puder me ajudar eu agradeço!

Bjo

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